segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

"Sinto-me fraco, tão pesado, que mal posso descer a escada do comboio aéreo. Agora sei o que aconteceu: transpus a linha divisória! Esta bíblia que tenho trazido comigo destina-se a instruir-me, a iniciar-me num novo modo de vida. O mundo que conheci já não existe, morreu, acabou-se. E tudo quanto fui acabou-se com ele. Sou uma carcaça a levar uma injecção de vida nova. Sinto-me luminoso, cintilante, fervilhante de novas descobertas, mas o centro ainda é chumbo, escórias. Desato a chorar, ali mesmo, na escada do comboio aéreo. Soluço alto, como uma criança. Uma coisa se apresenta, com toda a clareza: estás só no mundo. Estás só... só... só. É triste estar só... triste, triste, triste, triste. É uma coisa sem fim, inconsolável, mas é a sorte de todos os homens da Terra, e especialmente a minha... especialmente a minha. "

Henry Miller, Trópico de Capricórnio